sábado, 18 de fevereiro de 2012

Modelo Plus Size

Se tornou um sonho para muitas mulheres, devido ao reconhecimento do espaço plus size, tornar-se modelo. Passei a auxiliar a minha filha na produção dos três últimos Fashion Weekend Plus Size, acredito eu o maior evento nacional de moda Plus Size.
Uma coisa podem ter certeza, temos o maior cuidado de identificarmos em um universo de mulheres lindas, as que mais se aproximam das exigências das grifes participantes, pois embora selecionemos previamente um número considerável de candidatas, a palavra final de quem representará os looks é da confecção.
Mas no processo inicial recebemos milhares de fotos, onde analisamos a fotogenia, altura, medidas e peso, para um posterior casting presencial. Plus Size no meu entender, tanto masculino como feminino, são as pessoas que não estão enquadradas no perfil espartano da moda estabelecida por estilistas vidrados na magreza profunda. 
É sabido que pelo menos 50% da humanidade ou está ou estará com sobrepeso, em qualquer etapa da vida e que hoje estima-se que 40 % dos seres viventes do mundo já estão com sobrepeso.O mais incrível que os ditadores da moda, ou melhor, responsáveis pelas modelos magérrimas que beiram a inanição, conseguiram expandir ao mundo, principalmente ao feminino, a falsa impressão de pecado por estarem fora daquele padrão. Algumas garotas lindas, gordinhas, oprimem-se ao ponto de beirar ou adentrar a uma depressão sem tamanho por imaginarem ser horríveis. Mas horríveis para quem? Com certeza aos costureiros deslumbrados! Toda gordinha é linda! Mas elas próprias devem acreditar, pois são a preferencia nacional da grande maioria dos marmanjos. Pena que muitas delas não acreditem.
Voltando ao assunto modelo plus size, é muito complicado saber o que realmente em termos de moda, mesmo sendo uma pessoa  plus size, o que o produtor e estilista virá a querer em relação a representação e fixação de seus looks comerciais. Talvez a mesma garota que não seja aceita em determinada campanha, tenha muito sucesso em outra. Mas a caminhada é árdua, difícil e depende única e exclusivamente da pessoa que se determinar a seguir o caminho de modelo plus size. Nem todas as pessoas que imaginam poder ser modelo virão a ser.
Hoje temos modelos com perfil exótico, outras com perfis simplesmente elegantes, outras com perfis distintos e singulares.
Cabe também o bom senso, uma vez que o padrão de modelagem para desfile e fotos concentram modelos com manequins 46 ao 50, o que não é uma discriminação, mas um padrão de visual dos looks que por si só se estabeleceu no mercado, que logicamente se estendem até o número 60 ou mais, mas para veiculação fica geralmente concentrado nas numerações que mencionei, mas há grifes que expõe modelos em numerações menores e maiores.
O que eu gostaria de enfatizar é que não há uma fórmula de como ser modelo, mas o que realmente existe é a persistência e bom senso somados ao requisitos que mencionei e que são observados. Recebemos muitos emails que retratam o sonho de ser modelo, fazendo várias perguntas de como iniciar, como se agenciar, etc.
Um detalhe é claríssimo, nem toda a pessoa acima do peso tem perfil para ser modelo! Se assim o fosse todas as pessoas acima do peso seriam, invariavelmente, modelos!
A elegância e a graça são  grandes fatores, somados ao conjunto, como também já mencionei.
Boas fotos - quando digo boas fotos me refiro a fotos claras, do rosto e do corpo, para que possam dar uma noção prévia de como realmente são. Não informem suas medidas erradas. Constatamos muitos casos em que a candidata era no mínimo 10 centímetros menores do que previamente informaram e 2 ou 3 números maiores em seu manequim; isto além de ser uma perda de tempo para os produtores de casting, pode fechar definitivamente portas importantes. 
Pelo o amor de Deus, não façam o maldito biquinho na boca! Sei lá quem disse que biquinho é bonito, mas com certeza foi algum idiota e o pior que convenceu uma imensidão de garotas que isso é lindo, maravilhoso.
Hoje existem vários desfiles que fazem casting, existem também concursos regionais, que podem ser uma das portas para as new faces, ou no português curto e reto "novos rostos", começarem a ser conhecidas.
Novamente eu repito, o bom senso é o que mais uma garota tem que levar em consideração antes de se propor a se enveredar por essa nova e difícil carreira.
Pesquisem antes de perguntarem "como inicio na carreira de modelo plus size", na net. Há muitos sites e blogs sérios sobre o segmento plus size. Leiam muito sobre as atuais modelos e seus percalços. Todas tiveram caminhos diferentes, comungados apenas por uma realidade: a dificuldade de chegarem onde estão hoje.
Não quero ser indelicado, mas se realmente querem, pesquisem muito a respeito antes de pararem na rua uma modelo e tentar arrancar dela a formula milagrosa de como ser um sucesso, pois isso não existe.
Querer é poder e quando lançamos ao universo um desejo que vem do coração o resultado vem muito rápido, mas saibam o que pedir pois Deus quando atende, atende de porteira fechada, vem além do que querem várias situações diferentes para que seu pedido aconteça.
Beijos a todas as meninas plus size e um abraço aos garotos também, que a partir do último FWPS começarão a ser muito requisitados.
Em breve teremos mais castings para a edição verão do FWPS e espero que dentre todos os materiais que viermos a receber, façamos a felicidade de várias e vários candidatos.

Créditos fotos - Hilton Costa - Fotógrafo oficial do FWPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário